Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais; porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. I Tessalonicenses 4.1-7
Santidade, ser santo, será que é possível? Será que nós, simples seres humanos, feitos de carne e osso, descendentes de Adão temos como ser santos?
Bem, primeiro precisamos saber qual é o significado da palavra santo. Santo significa separado. Algumas pessoas ligam esse nome a uma pessoa ou coisa que não tem pecados; impossível (Rm 3.9-10,23), a Bíblia é clara ao dizer que todo ser humano está debaixo do pecado. Ser santo é ser separado.
Deus nos exorta a buscarmos a santidade (Hb 12.14), ela é clara ao nos declarar que ninguém poderá ver Deus se não for santo — “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” — Até aqui, já conseguimos entender o significado de santidade e que precisamos busca-la, dia a dia, vejamos agora o que a Palavra do Senhor nos ensina sobre como buscarmos essa santidade. É publico e notório, que em nosso dias, muitas pessoas trocam o real sentido de santidade, confundindo a verdade mencionada nas Sagradas Escrituras. Formamos uma geração que se auto-denomina, “Geração de Adoradores Extravagantes”, é muito comum ouvirmos e até cantarmos canções lindas que falam do sentimento da Noiva, a Igreja pelo seu Amado Noivo, Jesus Cristo (Ap 19.7). Mas será que estamos dispostos a pagarmos um preço por essa adoração? Será que o simples fato de cantarmos lindas canções nos qualificam como adoradores fieis? Costumamos cantar seguido, — Senhor, quero te ver! Mas, será que estou qualificado para vê-lo? A Bíblia diz que é possível, sob uma condição, ser santo (Hb 12.14), somente assim poderemos ver Deus, toca-lo e ter um relacionamento intimo com Ele. Mas que santidade Deus está buscando entre os seus adoradores (Jo 4.23)? Será que Deus quer que eu mantenha costumes antigos? Será que Deus se importa com usar ou não perfume? Cortar ou não o cabelo? Usar ou não calça? Será esta a santidade que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, aquele que nos fez a sua imagem e semelhança (Gn 1.26)? Será esse o tipo de santidade que o autor da carta aos Hebreus fala, exortando-nos a buscá-la? Creio que não! É possível eu observar tudo isso citado logo acima e não ter um coração santo e fiel ao meu Senhor. De nada adianta eu santificar meu exterior, e manter o meu interior podre e corrompido, Jesus chama a atenção dos escribas e dos fariseus, chamando-os de hipócritas, por que eles estavam completamente preocupados com o exterior, mas o seu interior fedia como um sepulcro (Mt 23.25-28), eles tinham uma aparência chocante, pareciam serem homens castos e fiéis a Deus, mas só o próprio Deus sabia como se encontravam o interior daquela “Geração de Adoradores”. Jesus afirmou que eles não deveriam preocupar-se com o exterior e sim com o interior, pois o exterior virá como conseqüência, saiba pois que se você santificar seu interior, com toda a certeza, tão certo como Deus existe, o seu exterior se santificará também. Se você apenas organizar seu exterior, não fará melhora alguma, pois em breve, a podridão de pecado do seu interior, da sua mente e do seu coração refletirá no seu exterior, você está perdendo tempo, não vai resolver.
Deus nos chamou para sermos santos, separados para Ele, para sermos sua propriedade peculiar (Ex 19.5-6). Santidade ao Senhor (Ex 28.36; 39.30), para isso ele te chamou, para ser santo, uma geração de sacerdotes, adoradores e santos!
Rodrigo Alves
Seu Servo
Nenhum comentário:
Postar um comentário